quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Quinta de Cidrô Pinot Noir - Douro 2009

Andava eu à procura de novos vinhos no na minha garrafeira preferida (e são sempre tantas as garrafas e as marcas que acabamos por nos perder), quando me foi sugerido um vinho: Quinta de Cidrô Pinot Noir.

"Gostas dos vinhos da região da Bourgogne? Então prova este e depois dá-me a tua opinião."


Procuro sempre vinhos onde a relação qualidade/preço de facto exista, onde um vinho que custe 20 euros, valha mesmo esses 20 euros. Quantos de nós é que não fomos surpreendidos por vinhos que tinham um preço demasiado elevado para o real valor que apresentam? É um desilusão e sentimo-nos enganados pelos produtores...

Voltando ao meu "Pinot Noir do Douro"... o preço é de 11,50 euros! Espétaculo (como diz o nosso querido Fernando Mendes)!

A casta Pinot Noir é talvez uma das castas tintas mais conhecidas do Mundo (a par da casta Cabernet Sauvignon) e que teve a sua grande divulgação com o filme Sideways. 


Vamos à prova: no copo o vinho tem uma cor aberta, um ruby claro a "puxar" para o rosado. Aromas a cereja com alguns toques a café e baunilha, devido ao estágio em barricas de 
carvalho francês durante 
12 meses. Na boca, este vinho apresenta-se sedoso e aveludado, com taninos delicados, com um final de boca prolongado.
Devido à sua delicadeza, é um bom acompanhamento para carnes brancas e carnes estufadas.


É um bom vinho, para quem quer experimentar um Pinot Noir, pois tem quase todas as características de um vinho da Bourgogne.

Nota final: 15 Valores

Preço médio: 11,50 Euros

Sem comentários:

Enviar um comentário