quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Aalto PS - Ribera del Duero 2011

A viagem pela descoberta de novos vinhos continua! Desta vez não fui muito longe, fui até à terra de “nuestros hermanos” experimentar um dos seus vinhos.

O escolhido foi o Aalto PS 2011. Um vinho da região da Ribera del Duero, feito a partir da casta Tempranillo. É o nome dado em Espanha para a casta Tinta Roriz, uma das castas que caracteriza a nossa região do Douro.


A Aalto Bodegas y Viñedos é já uma referência na região de Ribera del Duero, sendo o seu vinho Aalto PS o seu vinho premium. Este já foi considerado como o Melhor Vinho de Espanha e a Adega foi recentemente eleita em Paris com umas das 100 melhores vinícolas do mundo no livro publicado pelos críticos Michel Bettane e Thierry Desseauve.


O Aalto PS 2011 é numa palavra: maravilhoso! Grande vinho! Ao nível do que melhor se faz no Douro. No copo, a cor vermelha escura e a sua densidade indicam logo que será um vinho potente e intenso. É um vinho complexo, com aromas difíceis de identificar: uma mistura de aroma a madeira, com especiarias e notas tostadas. Na boca o prazer continua: vinho elegante e carnudo, daqueles que nos deixa a “mastigar”. Presença de taninos e de alguma acidez. É um vinho que ainda pode ser guardado e provado daqui a 15/20 anos. Tenho a certeza que irá evoluir e o prazer será ainda maior.

É um vinho excelente, com o “senhor do vinho” Robert Parker a dar-lhe uma nota de 94/100.

Nota final: 18 valores

Preço médio: 85 Euros (segundo a app Vivino)

  

Sem comentários:

Enviar um comentário