sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Olympias Retsina - Creta

Ano novo, vinhos novos! Tive a oportunidade de provar um vinho grego. Devo confessar que ainda não tinha tido a oportunidade de beber um vinho de um país, que segundo consta, foi onde nasceu o vinho.

Encontrei este vinho branco Retsina Olympias no Supercor por 4,5 Euros.


Qual a maior característica do vinho grego Retsina? Os seus aromas e sabores a resina e pinheiro. Muito estranho….resina no vinho!? Como surgiu esta característica? Há imensas histórias que explicam o porquê de o vinho ter estes aromas tão vincados a resina, uma delas é que na antiguidade a técnica de preservação do vinho era lacrarem as ânforas com resina, o que acabava por entrar em contacto com o vinho, influenciando os seus aromas. Outra explicação era que usavam esta técnica para disfarçar a má qualidade do vinho, ou outra ainda, era que durante a 2ª Guerra Mundial os gregos tinham colocado resina nos bons vinhos para que durante a ocupação dos alemães estes não bebessem o vinho. Se a Merkel sabe disto…

Enfim, há inúmeras explicações, mas o mais importante é que este tipo de vinho grego passou a ser um dos mais conhecidos no mundo, e assim continua a ser produzido o vinho Retsina.

O vinho é muito diferente ao que estamos habitualmente a beber. A cor é de um amarelo palha. No olfato, somos de imediato invadidos por um aroma intenso a pinheiro, menta, até a sabão (é mesmo muito estranho)! Na boca, continuamos a sentir a força da resina, misturado com a sensação de quem está a comer gengibre. É um vinho leve, pouco alcoólico (11%), e de uma pequena acidez.


Pode ser pedido como aperitivo, embora também possa acompanhar pratos frios, mais saladas com produtos típicos da Grécia, como o queijo feta, azeitonas, etc.

Este vinho vale pela experiência de se experimentar algo de diferente, e de nos imaginarmos sentados numa esplanada à beira mar na vila de Oía na ilha de Santorini, esperando pelo famoso pôr do sol.

Nota final: 13 valores

Preço médio: 4,5 euros 

Sem comentários:

Enviar um comentário