Os vinhos escolhidos foram: Casillero del Diabo Cabernet Sauvignon 2012 do Chile, Mistério CabernetSauvignon 2013 da Argentina e Casa Ermelinda Alves Cabernet Sauvignon 2012.
É sabido que os vinhos do Novo Mundo têm ganho alguma expressão e notoriedade, e são até conhecidos por terem excelentes vinhos nas castas mais internacionais, como o Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Chardonnay entre outros.
Começou-se pelo representante Chileno. As opiniões foram unânimes: cor rubi intenso, aromas a frutas vermelhas (cereja, groselha). Na boca sentiu-se um vinho pouco encorpado, alguns taninos e um final de boca intenso.
Este vinho foi servido antes de se iniciar a refeição a acompanhar alguns "amuse bouche" como pasta de azeitona preta. O vinho foi muito apreciado por todos, e foi novidade para alguns. Começámos bem o jantar!
Para finalizar a prova, abriu-se a garrafa de vinho da Casa Ermelinda Freitas com um grau alcoólico de 14,5% (os outros 2 tinham 13,5% de grau alcoólico). Este, no copo, apresentava uma cor vermelho escuro e mais denso que os seus concorrentes sul americanos. Os aromas a frutos vermelhos estavam presentes, assim como um toque a pimenta. Na boca o vinho revelou-se forte, intenso, com muitos taninos.
Nota final Casillero del Diablo: 15 Valores
Preço médio: 6,60 Euros
Nota final Misterio: 13 Valores
Preço médio: 6 euros
Nota final Casa Ermelinda Freitas: 13 Valores
Preço médio: 8 euros