segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Cabernet Sauvignon: Chile vs Argentina vs Portugal



Sexta à noite é dia de jantar em casa com amigos, e o que melhor acompanha a refeição e o convívio ? O vinho, claro! Tivemos uma boa oportunidade de por frente a frente 3 vinhos monovarietais, todos da casta Caberbet Sauvignon, provavelmente a casta mais internacional e mais cultivada no mundo inteiro.

Os vinhos escolhidos foram: Casillero del Diabo Cabernet Sauvignon 2012 do Chile, Mistério CabernetSauvignon 2013 da Argentina e Casa Ermelinda Alves Cabernet Sauvignon 2012.

 

É sabido que os vinhos do Novo Mundo têm ganho alguma expressão e notoriedade, e são até conhecidos por terem excelentes vinhos nas castas mais internacionais, como o Cabernet SauvignonPinot Noir, Chardonnay entre outros.



Começou-se pelo representante Chileno. As opiniões foram unânimes: cor rubi intenso, aromas a frutas vermelhas (cereja, groselha). Na boca sentiu-se um vinho pouco encorpado, alguns taninos e um final de boca intenso.

 

Este vinho foi servido antes de se iniciar a refeição a acompanhar alguns "amuse bouche" como pasta de azeitona preta. O vinho foi muito apreciado por todos, e foi novidade para alguns. Começámos bem o jantar!



De seguida veio o Mistério da Argentina para acompanhar um rolo de carne, puré de batata e esparregado. A cor era muito semelhante ao chileno, um rubi intenso. Os aromas eram complexos, com uma forte presença a especiarias. Na boca, apresentava uma certa acidez/picante, deixando um final de boca agradável mas menos intenso que o seu concorrente chileno.



Para finalizar a prova, abriu-se a garrafa de vinho da Casa Ermelinda Freitas com um grau alcoólico de 14,5% (os outros 2 tinham 13,5% de grau alcoólico). Este, no copo, apresentava uma cor vermelho escuro e mais denso que os seus concorrentes sul americanos. Os aromas a frutos vermelhos estavam presentes, assim como um toque a pimenta. Na boca o vinho revelou-se forte, intenso, com muitos taninos.

 

Nota final Casillero del Diablo: 15 Valores

Preço médio: 6,60 Euros

 

Nota final Misterio: 13 Valores

Preço médio: 6 euros

 

Nota final Casa Ermelinda Freitas: 13 Valores

Preço médio: 8 euros



Sem comentários:

Enviar um comentário