Decidi fazer o teste. Peguei no folheto do Pingo Doce e fui à procura de uma promoção da semana: Encostas D'Alqueva Private Collection 2014, um vinho tinto do Alentejo com um desconto de 60%...é já este!
É um vinho composto por castas típicas alentejanas como o Alicante Bouschet, Aragonez, Trincadeira e Moreto e que costuma estar à venda por 4,99 euros.
No copo, sobressai a cor púrpura do vinho. Pouco aromático, fiquei à espera que na boca o vinho fosse mais valorizado...de início pareceu-me um vinho desequilibrado, com um acidez extrema e taninos agressivos. Depois de uns minutos no copo, a inexistência de aromas persistiu. No entanto, na boca tornou-se um vinho agradável, com taninos suaves, mas nada mais.
Este é daqueles vinhos que "serve" apenas para acompanhar a refeição, podendo acompanhar pratos leves, pouco condimentados.
Gostava de saber o porquê de ser Private Collection...uma questão de marketing? Só pode. Um vinho "Private Selection", "Private Collection" ou "Colheita Seleccionada", pressupõe ser um vinho de categoria acima do normal, feito a partir de uvas com um tratamento especial, acabando por resultar num vinho quase "exclusivo"...este não o é, e deixa-nos algo frustrados.
Há vinhos a 4,99 euros bem melhores que o Encostas D'Alqueva Private Collection Tinto.
Nota final: 12 valores
Preço com promoção: 1,99 euros (Pingo Doce)
PVP: 4,99 euros



Sem comentários:
Enviar um comentário