quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Zonin - Pinot Grigio 2013

Acabado mais um dia de trabalho, chega-se a casa com vontade de relaxar e aproveitar o que ainda resta de mais um dia que está a acabar.

Com vontade de beber algo leve e refrescante (e não querendo beber água!), fui até ao frigorífico à procura de alguma garrafa que estivesse por lá perdida... A minha mulher sugeriu-me de imediato um Asti. Um Asti!? Encontrei um outro vinho italiano, que ainda não tinha provado: Zonin Pinot Grigio 2013. Vai ser este!


Comecemos pela casta... Pinot Grigio ou Pinot Gris a casta é a mesma, mas em Itália é conhecida por Pinot Grigio e em França por Pinot Gris. Outros países produtores de vinhos com esta casta, acabam por escolher o nome que mais lhes convém, de acordo com a origem e estilo de vinhos que produzem. 

São a mesma casta, mas dão vinhos diferentes! Tudo influencia a produção de um vinho: a temperatura, o solo, o tratamento, etc, são diferentes de um país para o outro.  

Depois da pequena introdução sobre a casta, voltemos à prova. Abrímo-lo para o bebermos como aperitivo. 

Vamos então dar inicio à aventura! No copo, a cor é um amarelo palha, com alguns reflexos esverdeados. Chegou a altura de o cheirar, e de nos imaginarmos em Itália, mais na região do Nordeste de onde vem este vinho...aromas delicados e leves, aroma floral fraco e um toque a mel. Na boca é fresco, leve e pouco acido.


Devido à sua ligeireza, é um bom acompanhamento para saladas, massas com molhos leves, carnes brancas pouco condimentadas ou mesmo como aperitivo, que foi como o apreciei. É um excelente vinho para o Verão.

Nota final: 14,5 valores

Preço: 9,45 Euros no El Corte Inglês (no Supercor)  

Sem comentários:

Enviar um comentário